Cirurgias

Rinoplastia

A rinoplastia é um procedimento cirúrgico que objetiva alterar a forma e a aparência do nariz, proporcionando uma melhora estética e harmonizando o nariz com a face.  A rinoplastia também pode ser realizada em conjunto com a cirurgia funcional do nariz, aproveitando para corrigir desvios septais e hipertrofia de cornetos, melhorando a função respiratória nasal.

A tendência atual ao se realizar uma rinoplastia é a de máxima preservação dos tecidos e estruturas do nariz, promovendo resultados mais consistentes a longo prazo e evitando aquele aspecto artificial de “nariz operado”. Sendo assim, não há um único objetivo estético padrão para todos os casos.

Septoplastia

A septoplastia é a cirurgia para correção do desvio de septo nasal, normalmente indicada quando o paciente apresenta o desvio e tem queixa de obstrução nasal associada, ou então quando apresenta alguma outra patologia para a qual o desvio de septo possa estar contribuindo, como sinusites de repetição, sinusite crônica e cefaleia rinogênica.

Quando realizada somente para melhora da obstrução nasal, a septoplastia geralmente é feita em associação com a turbinectomia ou turbinoplastia (cirurgia para redução dos cornetos nasais).

Turbinectomia

A turbinectomia é a cirurgia para redução do tamanho dos cornetos nasais, sendo geralmente realizada para melhora da obstrução nasal, associada ou não à septoplastia (correção do desvio de septo).
 

Os cornetos nasais (também chamados de conchas nasais) são um conjunto de três estruturas laminares superpostas, compostas de tecido ósseo revestido por mucosa intensamente vascularizada, que se inserem na parede lateral de cada cavidade nasal.

Sinusectomia

O termo sinusectomia se refere genericamente à cirurgia dos seios paranasais (seios da face).
 

São procedimentos cirúrgicos indicados para pacientes com sinusites crônicas, sinusites agudas de repetição, polipose nasossinusal , tumores nasossinusais ou, mais  raramente, em casos de sinusites agudas com complicações orbitárias ou intracranianas.

Geralmente as sinusectomias são indicadas em casos que não apresentam bom resultado com tratamento clínico (medicamentoso).

Polipectomia

A polipectomia é a cirurgia para retirada de pólipos nasais, resultantes de um crescimento anormal de tecido inflamatório, que pode ocorrer na cavidade nasal e/ou nos seios paranasais, causando saliências na superfície da mucosa destes locais.
 
Em casos extremos, quando não tratados adequadamente, os pólipos podem inclusive se tornar aparentes pelas narinas, o que causa enorme constrangimento para o paciente.
 
Os pólipos podem causar sintomas tais como obstrução nasal e hiposmia (diminuição do olfato), além de crises de sinusite devido à obstrução que causam nas vias de drenagem naturais dos seios da face.

DR GUILHERME GUERRA MÉDICO ESPECIALISTA EM RINOPLASTIA CRM/SC: 14.920 RQE: 7501